quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Recuperação do contexto de produção

As relações de trabalho eram difíceis, no caso dos aprendizes, não recebiam salário, trabalhavam em troca de moradia e alimentação, eram insultados pelos assalariados e maltratados pelo patrão.

Recurso de linguagem-Massacre dos gatos

O recurso de linguagem utilizado pelo autor é o documento-fonte: relato popular usado para introduzir a narrativa do operário Contat, que contém a marca presente no início dos contos: " Havia dois aprendizes...", e em outros momentos utiliza "Certa noite..."

Situação de produção

Ao interpretar um texto, é importante saber quem é seu autor, a data de sua publicação, qual sua esfera de circulação, e o campo de conhecimento com o qual trabalha? Por quê?

Sim, é importante conhecer todas as características que remetem ao texto para entendê-lo melhor, conhecer as peculiaridades do autor, a finalidade do tipo de texto, se situar na época em que o mesmo foi escrito e seu local de produção.

Checagem de hipóteses do texto: Os trabalhadores se revoltam:o grande massacre de gatos na Rua Saint-Séverin



As antecipações feitas na atividade 1 estavam equivocadas, pois partimos para o lado crítico abordando problemas sociais brasileiros. O fato aconteceu na França, e se trata realmente de uma mortandade de gatos( animais).
A relação existente entre a revolta dos trabalhadores e a revolta de gatos se apóia no fato de que os trabalhadores estravam insatisfeitos com a situação em que viviam, já que os gatos de seu patrão se alimentavam e viviam em melhores condições que eles. Por isso, resolveram exterminar os gatos.


Relação entre revolta dos trabalhadores e massacre dos gatos

A relação é que os trabalhadores estavam revoltados devido ao bom tratamento recebido pelos gatos e as péssimas condições em que os primeiros viviam. Além disso, os gatos importunavam os trabalhadores durante a noite, não deixando-os dormir.

Predições: Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na Rua Saint-Séverin


O texto deve tratar de uma operação contra "gatos" (energia elétrica), da reação dos trabalhadores frente ao extermínio da irregularidade, já que isso lhes era útil pela pequena remuneração que recebem pelo seu trabalho árduo. Esse fato deve ter acontecido no Brasil, num bairro pobre e a rua recebe esse nome pelo gosto do brasileiro pelos estrangeirismos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Avaliação Final - Primeira parte( Francieli)

Estudar os textos abaixo e produzir um relato comentado dos mesmos, de aproximadamente 20 linhas cada um:
  • Se um viajante numa noite de inverno - Ítalo Calvino
  • O milagre brasileiro - Fausto Boris
  • Podemos conhecer o universo? Reflexões sobre um grão de sal - Carl Sagan

Se um viajante numa noite de inverno - Ítalo Calvino

Este livro trata da leitura, trazendo-a como uma ação prazerosa de se realizar. O autor ensina várias maneiras que uma pessoa poderá usufruir para ler o livro que deseja. Tais maneiras podem abranger posições diferentes e lugares variados que irão contribuir para uma boa leitura; a pessoa só precisa escolher aquela que mais lhe agrada e iniciar sua longa viagem de descobertas oferecidas pelo livro. Assim, é só apreciar a leitura que envolve a todos sendo ela pertencente a quaisquer gêneros textuais.

O texto de Ítalo Calvino é ótimo, pois ele consegue prender o leitor, não por fazer uma propaganda do seu livro, mas por transmitir que a leitura em si é algo que proporciona momentos bons, de muito prazer; o leitor irá se presentear realizando-a. Com isso, o mesmo se sente no desejo de exercer tal ação, movido pelo entusiasmo que o autor lhe transmite.

O Milagre Brasileiro - Fausto Bóris

O texto trata do "milagre" que Delfim planejara ao Brasil quando esteve em seu poder, abordando os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais que sofreriam um crescimento extraordinário com a implementação desse sistema. Com sua realização, o Brasil se beneficiaria com os avanços tecnológicos através dos recursos, investimentos e acordos feitos com outros países. Porém, todo este crescimento estava alimentando apenas o capitalismo, que possuía o controle da situação em que o Brasil se encontrara, acarretando em problemas maiores como a má qualidade de vida do povo, onde as assistências básicas oferecidas pelo governo não recebiam sua atenção merecida; outro problema foi a questão ambiental que também sofreu as conseqüências dessa época da história brasileira.

O autor aborda o texto de maneira irônica, fazendo comentários e expondo críticas aos problemas consequentes desse período histórico, demonstrando como a política era controlada e a crise social em que o país se encontrara, falando também das influências que foram acarretadas e que tiveram suas parcelas de contribuição para o desenvolvimento de problemas nos dias atuais.

Podemos conhecer o universo? Reflexões sobre um grão de sal - Carl Sagan

Carl Sagan treaz este texto como uma concepção do que é o Universo, do que ele representa para a humanidade e como podemos compreendê-lo sendo ele tão vasto e cheio de particularidades. Através do entendimento de como uma molécula de sal é constituída e de como muitas moléculas se juntam para formar um grão de sal, o autor descreve como podemos conhecer o Universo (que é imenso) a partir de um grão de sal ( que é considerado de tamanho pequeno). Ele relaciona os dois e demonstra que, apesar da diferença entre suas proporções, ambos possuem uma alta complexidade.

O autor consegue passar sua mensagem aos leitores fazendo uso de recursos como a ciência e a química, conseguindo colocar o leitor para refletir e chegar a uma conclusão sobre o problema posto em questão através de análises, comparações e exemplificações.

Relatório Científico

Introdução

O calor se dissipa através de um corpo à uma velocidade e extensões específicas. Ele pode atingir apenas parte desse corpo ou sua extensão total, dependendo do corpo em que o calor se propagará. Vamos realizar uma experiência para saber como o calor se dissipa em elementos como a água e a areia, possuindo eles constituições tão distintas.

Procedimento Experimental

Este experimento foi realizado seguindo os passoos abaixo:
1-Colocar meia xícara de água em um recipiente e meia xícara de areia ou terra num outro, de preferência que estes recipientes sejam de plástico.
2-Coloque os dois recipientes na geladeira até esfriar.
3-Retire-os da geladeira e os coloque na luz do sol durante 15 minutos.
4-Agora, meça com o auxílio de um termômetro, a temperatura presente nos dois recipientes.
5-Anote essas temperaturas.

Resultados

Observa-se , ao medir a temperatura apresentada pelos dois elementos, que a temperatura da areia fica maior que a temperatura da água.

Conclusão

Quando ambos os elementos são aquecidos sob a luz do sol, por exemplo, a areia aquece mais rapidamente que a água, pois o calor não consegue se infiltrar na areia, permanecendo em sua superfície, o que a torna mais quente nesse local. Porém, na água esse calor se dissipa por toda a sua extensão, esquentando menos e mais devagar, pois o calor se distribui por todo o seu volume.

Levantamento de verbos de instrução - tabela


Levantamento de verbos de instrução - gráfico


Livro escolhido : Coleção idéias e relações- Matemática – ed. Positivo
Autores: Carla Cristina Tosatto / Carla Miriam Tosatto/ Edilaine do Pilar F. Peracchi / Violeta M. Estephan

Unidade: Dividindo e multiplicando

Comandos: Calcular; copiar e completar; observar e copiar; fazer; copiar; efetuar; explicar; ver; obter ; analisar .

Levantamento dos verbos de instrução - planilha


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

LISTA DE PALAVRAS

Exercício -do Lat. Exerciciu s. m., acção de exercer ou exercitar-se;prática;desempenho de uma profissão;manobra militar;prova escolar;tirocínio;aplicação;actividade;uso.


Lei -do Lat. leg s. f., norma de carácter imperativo, imposta ao homem, que governa a sua acção e que implica obrigação de obediência e sanção da transgressão (lei positiva);preceito ou conjunto de preceitos obrigatórios que emanam da autoridade soberana de uma sociedade, do poder legislativo;conjunto das regras jurídicas estabelecidas pelo legislador;preceito ou norma de direito moral;norma social;regra;preceito que exprime a vontade de Deus, da divindade;religião;domínio imposto pela conquista;ordem que se impõe;axiomas fundamentais que garantem o valor lógico do pensamento;normas que prescrevem as condições do belo, da perfeição estética;fórmula que enuncia uma relação invariável, constante e mensurável entre fenómenos ou entre as fases do mesmo fenómeno (lei científica);por ext. princípio essencial e constante, decorrente da natureza das coisas, que se impõe aos homens pelo seu carácter de necessidade (lei natural).

Oração -do Lat. Oratione s. f., reza, prece dirigida a Deus ou aos santos;discurso;sermão;Gram.,proposição. santos;discurso;sermão;Gram.,proposição.

Série -do Lat. Serie s. f., distribuição ordenada e sucessiva;ordem de factos ou de coisas da mesma natureza, classificados segundo determinados critérios;sucessão e continuação de grandezas que crescem ou diminuem segundo uma lei;filme em episódios, concebido para ser transmitido pela televisão, com determinada periodicidade;Electr., configuração de dois ou mais componentes de um circuito eléctrico, ligados de modo a que a corrente circule em cada um, sucessivamente.em -: a seguir, sem interrupção;


Trabalho-do Lat. tripaliu, aparelho de três paus para sujeitar os cavalos que não se deixam ferra s. m., acto ou efeito de trabalhar;conjunto das actividades humanas, manuais ou intelectuais, que visam a produtividade;esforço humano aplicado à produção de riqueza;cuidado ou esmero em qualquer serviço;ofício;ocupação;obra executada ou a executar;fadiga;cuidado;aflição;preocupação;acção de um maquinismo;maneira como alguém trabalha;Fisiol., fenómeno orgânico no interior dos tecidos;Fís., produto obtido quando uma força vence uma resistência e produz um movimento, ou seja, quando move o seu ponto de aplicação, cujo valor é igual ao produto da força pela distância movida na direcção da força;(no pl. ) empreendimentos;(no pl. ) aflições;(no pl. ) cuidados;(no pl. ) actos de gerência ou administração;(no pl. ) discussões, resoluções de assembleias, empresas, organismos, etc. .

VERBETE DA PALAVRA TEMPO

TEMPO -do Lat. tempus s. m., duração limitada, por oposição à ideia de eternidade;período;
época;sucessão de anos, dias, horas, momentos, que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro;meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenômenos na sua sucessão;certo período determinado em que decorre um fato ou vive uma personagem;oportunidade;ensejo;estação ou ocasião própria;prazo;duração;estado atmosférico;Mús., cada uma das partes completas de uma peça musical, em que o andamento muda;duração de cada parte do compasso;Gram., flexão indicativa do momento a que se refere o estado ou a ação dos verbos.loc. adv., a -: oportunamente, em boa hora;a dois -s, a quatro -s: ciclos de funcionamento de um motor.

MURAL DA CIÊNCIA II-ESQUEMA


segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Comentário sobre o texto: Letramento e e capacidades ds leitura para a cidadania, de Roxane Rojo( Francieli)

Realmente, a escola precisa preparar-se para trabalhar o conceito correto do que é leitura e como desenvolvê-la. Isso porque no universo altamente letrado que nós vivemos, ler necessita e implica de diversas capacidades de leitura que não se reflete apenas no processo de decodificação de grafemas em fonemas, ao qual as maiorias dos indivíduos estão habituadas a realizar.
Estando alfabetizado, o indivíduo apenas era induzido ao ato de decodificar letras, sílabas, palavras, frases, parágrafos e textos. Ao longo dos anos outras capacidades desenvolvidas durante a leitura, foram ganhando importâncias grandiosas, como as capacidades de ativação, reconhecimento e desgaste de conhecimento, capacidades lógicas, de interação social, dentre outras.
A leitura é um processo de compreensão ao qual necessita de estratégias cognitivas e metacognitivas desenvolvido pelo leitor. Ela traz também a interação entre o leitor e o autor da obra em estudo, onde este último deixa intenções e sentidos que o leitor deve captar.
Atualmente, a leitura é tida como possibilidades de réplica, onde o leitor entra em contato com o discurso posto em questão, tendo base em outros discursos anteriores para formar então novos discursos.
Isso demonstra que leitura não é somente o ato de ler, mas sim o ato de envolver capacidades que devem ser desenvolvidas e trabalhadas pela escola.Ela necessita de interpretação, de interação entre diversos textos, réplicas e de avaliar as posições trazidas por eles; por isso, as práticas de letramento e de leitura escolar devem desenvolver essas capacidades leitoras, preparando os indivíduos para estarem aptos a exercerem realmente a leitura, desenvolvendo todas as capacidades envolvidas neste processo.

Comparação entre textos

O texto trata das descobertas (países e suas culturas) realizadas por um navegador (que não deixava de ser um pesquisador pelo desejo de encontrar respostas para suas indagações).

As três irmãs se referem às caravelas utilizadas na viagem.

As imensidões tranqüilas, os picos e os vales turbulentos ficam situados nos países pelos quais Colombo passou.

"Gemas" se referem a tudo que Colombo utilizou na viagem e que o ajudaria durante a mesma como dinheiro, tripulação, caravelas, dentre outros.

As criaturas aladas são os colonizadores que passaram a ser donos das terras recém descobertas.

O herói é Colombo que passou por terras, descobrindo e anunciando outros povos e culturas.

sábado, 20 de outubro de 2007

MICRÓCUS


O micrócus é um micróbio . E como tal não o poderemos ver , a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto , mesmo através de tal aparelho, pois sua timidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando o empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto . Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois se ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão , o resultado é terrível , se bem que ninguém saiba exatamente o que é , pois nunca ninguém foi espetado.

Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum , num quartinho por demais confortável , graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto , em belos vasos sanguíneos . Nesse mesmo quarto ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e , sem nenhuma pretensão , pinta lindos motivos florais de cativante frescura .

Podemos até visitá-lo depois do seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso.

Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente – e , principalmente , acredita em tudo o que a gente fala e adora as nossas piadas .

Certa vez, um micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira. Desse amor impossível resultou a desgraça dos dois . Ela, por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca .Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.

Mas o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça , em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva , a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.

LINGUAGEM METAFÓRICA E LINGUAGEM CIENTÍFICA

A linguagem metafórica faz uso da substituição de termos , o que torna o entendimento mais dificultoso ao leitor, que tem que interpretar as entrelinhas.

Já a linguagem científica, é mais clara e precisa, o que facilita o entendimento , a compreensão e atribuição de sentido ao 2º texto.

MURAL DA CIÊNCIA II

O que é Ciência ?

Eugênio Garin : Ciência uma das maiores atividades humanas que pode ser observada de fora para dentro ou de dentro para fora, contemplando a natureza, trazendo uma nova concepção das relações entre o homem e as coisas, universalizando assim o que parecia específico e localizado.

Newton Freire:Ciência é um conjunto de descrições, interpretações, teorias, leis, modelos, etc, visando o conhecimento de uma parcela da realidade, em contínua ampliação e renovação, que resulta da aplicação deliberada de uma metodologia especial (metodologia científica).Carl Sagan: o astrônomo que popularizou a ciência Com seu modo de pensar que se difere dos demais, está sempre procurando regularidades, tendo como base a experimentação e a observação cuidadosa e examina o mundo com atitudes e pensamentos críticos.

Paul Davies- é mais que uma mera catalogação;- envolve descoberta de princípios que conectam fenômenos naturais;- pesquisa o porquê do funcionamento das coisas;- vai além da teoria profunda;- encontra erros apesar de ser exata;- descobertas acidentais (historicamente);- além dos princípios (cultura), caminha junto com a filosofia;- o pensamento é racional, mas não muda a ordem da natureza;- a ciência sobrepõe a cultura.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Texto de Dooling e Landman

"..., nosso herói desafiou valentemente todos os risos desdenhosos que tentaram disuadí-lo de seu plano."

levantamento de hipóteses do texto de Dooling e Landman

  • De que você acha que o texto trata?
O texto deve tratar de alguma descoberta, de uma pesquisa, de algo que está sendo estudado.

  • Quem são as três irmãs?

As três irmãs são as pesquisas feitas que saíram a procura de respostas as perguntas sobre o assunto questionado.

  • Onde ficam as imensidões tranqüilas, os picos e vales turbulentos?

Eles dizem respeito aos estudos que se deve realizar para fazer as descobertas, onde estes podem se caracterizar por fases de inquietação, de quase descoberta das respostas, de caminhos conflituosos a que se deve passar.

  • A que se refere o termo gema?

Se refere a coragem, a vontade de descoberta, ao desejo de provar suas ideías que não tiveram a aceitação pelos outros, somente o descaso.

  • Quem são as criaturas aladas?

São as conquistas, as comprovações de seus estudos, de suas ideías.

  • Quem é o herói de que o texto fala?

O herói é o cientista, o pesquisador que foi desafiado.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Comentário do texto:"Letramento e capacidades de leitura para a cidadania "-Carina

“a maior parcela de nossa população , embora hoje possa estudar , não chega a ler .”

Esta é uma afirmação que retrata bem a situação da população escolar brasileira dos dias atuais , que mesmo tendo acesso ao estudo, ou mesmo às cadeiras escolares não colocam em prática a leitura , que abre tão amplo leque para o entendimento de mundo. Isso porque , muitos estudantes não são realmente “leitores” , são apenas decodificadores da escrita , memorizadores, e entendem pouco daquilo que lêem , o que basta para cumprirem o mínimo exigido no currículo .

A prática da leitura na escola deve se dar numa totalidade . Um leitor deve ser um bom entendedor , perceptor de inferências contidas nos textos , questionador , e enfim, utilizar a leitura como meio de ampliar sua cultura e se tornar um cidadão crítico , que saiba analisar e, principalmente, selecionar o que lê .

Segundo a autora, ler envolve procedimentos e capacidades que estão intimamente ligadas às situações e finalidades de leitura que são decorrentes de muito estudo e pesquisa.Ler, até o inicio da segunda metade de século era simplesmente decodificar grafemas (na escrita) e fonemas (na fala), ou seja, leitura era a decodificação.Após as pesquisas sobre leitura ao longo dos últimos 50 anos a leitura ultrapassa o aspecto de mera decodificação chegando a um aspecto cognitivo, de compreensão. Já neste processo o leitor necessita dispor de uma série de capacidades mentais denominadas estratégias, que o ato de ler envolve a interação entre o autor e o leitor, através do contato com as idéias do" outro".

Roxane ressalta três tipos de capacidades que envolvem os procedimentos de leitura.· Capacidades de decodificação:englobam o domínio das convenções gráficas e suas relações, ou seja, capacidades aprendidas no processo de alfabetização; Capacidades de compreensão (estratégias):Referem-se a uma seqüência de capacidades que envolvem o antes, o durante e o depois da leitura e Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação, interação):Referem-se a uma seqüência de capacidades que já envolvem a interação do leitor assumindo uma posição ao longo e ao final da leitura.Desenvolvendo essas capacidades , o indivíduo se tornará um leitor competente.

Definição de senso comum

Senso comum é uma análise não crítica, sem a utilização de comprovação científica sobre um fato.É uma explicação dada a algo com base apenas em observações e deduções; é ametódico, ou seja, não segue um método para entender e compreender o fato ou acontecimento posto em questão.

Resumo do parágrafo do texto

Parágrafo: D.As limitações do Universo cognoscível

Existem leis naturais e regras que esclarecem como os fatos realmente acontecem.Se imaginarmos um Universo com total descontrole, sem regras e leis que o regessem, como iríamos compreendê-lo? Para isso, teríamos que possuir um cérebro com tamanho igual ao desse Universo para tentar entender o seu funcionamento.Esse feito talvez seria impossível de realizar-se, pois seres e cérebros necessitam de grau de ordem e estabilidade interna. Esses seres que possuem uma inteligência maior que a nossa, não teriam os principais meios de compreender o Universo, o conhecimento, a paixão e a alegria em descobrir o que ainda não é explicado e compreendido.

Sequência correta dos subtítulos do texto:"Podemos conhecer o universo? Reflexões sobre um grâo mde sal"

(1) A.Ciência-definição, objetivos e métodos
(10)B.A procura de regras
(11)C.As leis naturais e a compreensão do universo
(14)D.As limitações do universo cognoscível
(7)E.Conclusão 1- tese:O Universo é incognoscível
(9)F.Conclusão 2- antítese: O Universo é cognoscível
(15)G.Conclusâo final- síntese: Universo desconhecido e cognoscível
(2)H.Exemplos de possíveis questões para investigação científica
(6)I.Nossa capacidade cerebral
(3)J.O pensar científico
(8)K.O sal
(12)L.O senso comum e a ciência
(13)M.Outro exemplo-A molécula de sal
(4)N.Podemos compreender o Universo?
(5)O.Podemos compreender um grão de sal?

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto:"Podemos conhecer o universo?Reflexões sobre um grão de sal"-Trechos que destinam-se a definir o fazer científico

"...A ciência é baseada na experimentação, na disposição de desafiar velhos dogmas, numa abertura para ver o universo como ele realmente é...".

"...o principal artifício da ciência consiste em realmente pensar sobre alguma coisa..."

"...A mentalidade científica, porém , examina o mundo com uma atitude crítica..."

"... A procura de regras, único meio possível de compreender tão vasto e complexo universo, é o que se chama de ciência..."

"... Não vivemos no mundo do pequeno, ...Nele, não contam as intuições de nosso senso comum..."

"...Seu objetivo é compreender de que forma o mundo funciona, procurar as regularidades que possam existir, ..."

MURAL DA CIÊNCIA I

Como somos polivalentes, ciência para nossa área é o estudo aprofundado das diversas disciplinas com as quais trabalhamos.

Lista de características da ciência:

*precisão;

*linguagem científica;

*pesquisa;

*estudo do objeto;

*experimentação;

Terceira versão-Ler e escrever deve ser um compromisso de todas as áreas

A leitura e a escrita são necessárias para o bom relacionamento do indivíduo em todas as esferas sociais, por isso, cabe a todas as áreas zelar pelo bom desenvolvimento desses dois processos.
Mesmo que não seja de forma sistematizada, como em língua portuguesa, os professores dos demais componentes curriculares também devem colaborar no sentido de estarem atentos para os erros dos alunos e mediá-los para uma possível correção.Isso fará com que o aluno compreenda a importância da leitura e escrita de forma correta para o bom entendimento e relacionamento com os indivíduos.
Com o trabalho de todas as áreas focalizando a necessidade da leitura e escrita, será desenvolvida uma melhor integração social dos alunos que os auxiliará nas situações corriqueiras que envolvem os diversos gêneros textuais.
Para que o trabalho com leitura e escrita flua nas diversas áreas do conhecimento, todos os professores devem utilizar atividades que envolvam a gama de gêneros existentes, focando a forma , o local de produção, ou seja , as especificidades e funções de cada texto.
Postado por francieli e Carina às 11:54 0 comentários

Avaliação das atividades do primeiro mês de curso(Francieli)

Todas as atividades propostas são de relevante importância para a formação de professores, pois precisamos ter acesso a esses gêneros textuais e saber como utilizá-los, pois nossa prática pedagógica exige que tenhamos um vasto conhecimento em relação a eles.
É muito bom compartilhar experiências de leitura e escrita de vários autores, o que possibilita compararmos e analisarmos pontos de vista; e também dos colegas, onde através da web pode-se ter acesso aos comentários dos colegas sobre o objeto em estudo.
A experiência de criação, produção e interação no blog é excelente, pois através dele podemos postar nossas atividades, fazer comentários aos colegas, acrescentar e/ou modificar as atividades já postadas, enfim, é um método diferente de realizar o curso.
Muitas mudanças de conceitos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita ocorreram e continuam a ocorrer durante a realização do curso. Uma das mudanças seria entender o que se pretende ao trabalhar com os alunos um determinado gênero discursivo e que habilidades e competências estaria desenvolvendo nos alunos ao trabalha-lo.
Durante as atividades de leitura e escrita, pode-se formular conceitos, desenvolver capacidades, trabalhar e aprimorar a própria leitura e escrita.
Os alunos estão em contato com os diversos gêneros textuais, entrando em contato com os mesmos, e conhecendo os diferentes gêneros, sabendo quais conhecimentos eles fornecem e como descobrir esses conhecimentos.

Gêneros que circulam em sua área de conhecimento e em sua disciplina(Francieli)

Os gêneros que circulam em minha área de conhecimento e em minha disciplina são: narrativas (contos, fábulas, lendas,...), relatar (notícias, reportagens,...) , argumentação (textos de opinião, diálogo argumentativo), expor(texto expositivo, exposição oral), descrever ações(receitas, regras de jogo). Estes gêneros estão presentes durante todo o trabalho realizado com os alunos, e eles possibilitam desenvolver muitas habilidades em torno da leitura e escrita. Os alunos sentem muitas dificuldades ao trabalharem com determinados gêneros, por isso é de extrema importância colocá-los de frente com situações-problema que os façam analisar e interpretar os mais variados gêneros.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Avaliação das atividades do primeiro mês de curso (Carina)

As atividades desenvolvidas durante o primeiro mês do curso possibilitaram a aquisição e ampliação de muitos conhecimentos relacionados à prática de leitura e escrita e comunicação on line. Desta forma , conseguimos absorver informações relacionadas à diversidade de gêneros (orais, escritos, verbais e não verbais). Como o grupo é formado por professores de diversas áreas e cada um apresenta conhecimentos e opiniões diferentes sobre leitura e escrita , de acordo com sua área de atuação , a interação se torna muito proveitosa .Através das discussões , contrastamos idéias e revemos conceitos . O curso está sendo muito interessante,porque há trocas de informações e experiências que ampliam nosso conhecimento.
A princípio surgiram obstáculos na criação, produção e interação no Blog , devido à falta de conhecimentos e experiência no assunto . Porém ,com o desenvolvimento das atividades(aulas e tarefas), fui me acostumando e entendendo melhor o mundo virtual. O curso vem proporcionando várias mudanças conceituais .No Gênero Discursivo, refletimos sobre o papel do homem como agente transformador do mundo, tendo a linguagem como instrumento essencial para essa transformação. A linguagem é o instrumento importantíssimo na construção do conhecimento e formação do indivíduo. É por meio dela que o indivíduo age no mundo.

Em relação às capacidades de Leitura e Escrita, vimos, a dependência entre o domínio da leitura e escrita, que são consideradas essenciais para a fase de desenvolvimento cognitivo do ser humano. Sua aprendizagem é fator gerador da transformação social .É na escola que o indivíduo deve ser estimulado a desenvolver seu papel de cidadão transformador do mundo.

O aluno deve ser guiado para compreender a relação entre as esferas de produção e os gêneros do discurso,pois este trabalho estimulará tanto o gosto pela leitura, quanto o entendimento das características e funções de cada gênero. Para que os alunos desenvolvam capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos , em minha escola , são trabalhadas atividades como : leitura dirigida em sala de aula e extra classe, debates, teatros, seminários, relatórios de experiências, pesquisas, entrevistas, produções textuais dos diversos gêneros...

sábado, 6 de outubro de 2007

Análise das atividades de escrita A e B

Na proposta A, foram fornecidos subsidios para a produção de textos (resumo), apenas chamando atenção do aluno para a correção das regras gramaticais e dos erros ortográficos.

Já na proposta B, o professor pede ao aluno que procure dados referentes à época com seus avós, pois viveram naquele tempo, fazendo o aluno incluir a família na atividade,possibilitando a visão contrastante entre a vida real e o texto.
O professor também pede aos alunos que dividam-se em grupos, desenvolvendo com os mesmos o companherismo para fazer os trabalhos escolares, ocorrendo a socialização dos conhecimentos obtidos através da pesquisa, onde cada grupo desenvolverá um tema relacionado com o texto proposto, que será apresentado na classe, através de seminário ,que contribui para a socialização dos conhecimentos.A finalidade da proposta é focar o aluno como produtor de conhecimentos.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Análises das Propostas A e B de atividades de LEITURA do texto "O milagre brasileiro"

Para responder as questões da proposta A, o aluno deverá possuir principalmente a capacidade de localização e/ou cópia de informações e checagem de hipóteses. Na realização dessa atividade , o aluno não é levado a refletir e pensar para responder; é uma atividade mecânica em que o aluno apenas lê e responde, somente de acordo com o texto sem utilizar seus conhecimentos de mundo.

Para a proposta B, o aluno é levado na discutir, interagir com os colegas, a utilizar seus conhecimentos de mundo, produzir inferências locais, comparar informações obtidas no meio social e na leitura do texto. Portanto essa é uma atividade mais completa , que leva o aluno a pensar e refletir sobre as condições atuais do país e que contrasta o conhecimento prévio com o novo, gerando mudanças nas estruturas cognitivas e proporcionando a aprendizagem.

ENEM 2007:Álcool, crescimento e pobreza

Alternativa correta:

e) o texto mostra disparidade na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e proporções precárias de trabalho, que a charge preza.

Para responder corretamente a questão, os alunos deveriam ter desenvolvido as seguintes capacidades:
*Inferência global:retirar a idéia implícita no texto como um todo-os valores éticos ou políticos, tecnologia, leis trabalhistas...
*Inferência local:compreensão de símbolos, , siglas contidas em determinadas partes do texto.
*Checagem de hipóteses: analisar as hipóteses escolhendo a mais adequada-no texto , o aluno conseguiria checar somente no último parágrafo a idéia contida no título.
*Intertextualidade:perceber a ligação dos dois textos, tanto no assunto tratado, como o local de produção.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Boletim da Avaliação de Alunos(Francieli)

Provão
A tabela de comparação das médias obtidas no Exame Nacional de Cursos (leia tabela 2) demonstra a inexistência de diferença entre os turnos diurnos e noturnos de Física e Química. Para os cursos de Letras e História, ela é menor do que 5%; no caso dos cursos de Administração, Direito e Pedagogia, é inferior a 10%; e situa-se entre 15% e 20% para os cursos de Ciências Biológicas e de Matemática. "Não há, portanto, distinção significativa entre os resultados médios obtidos pelos alunos dos cursos diurnos das notas tiradas por quem estuda à noite", comenta a professora. Assim, acrescenta Maria do Carmo, "os alunos do turno noturno não podem ser responsabilizados pelos conceitos abaixo de A atribuídos a determinados cursos no Provão".
Tabela 2 - Média obtida em todos os exames de que participaram os alunos dos cursos que são oferecidos nos turnos diurno e noturno – período 1997 a 2002
O estudo da professora Maria do Carmo de Lacerda também revelou que o desempenho da UFMG no Provão sempre foi superior à média nacional, "independentemente do turno". O levantamento também investigou a hipotética dificuldade de alunos que estudam à noite de concluir seus cursos no tempo-padrão. Ao comparar as matrículas iniciais em cada um dos cursos com versões diurnas e noturnas com o número de alunos que se formaram no tempo-padrão, Maria do Carmo de Lacerda observou que os cursos de Administração, História, Matemática e Pedagogia apresentam índices idênticos de diplomação: "O fato de o aluno ser trabalhador não impede que ele conclua o curso junto com os colegas que priorizam o estudo em relação ao trabalho", afirma a diretora de Avaliação Institucional.