domingo, 18 de novembro de 2007

Análise de proposta de atividade de leitura e escrita e comentário


Livro:Coleção Linhas e entrelinhas -Língua portuguesa-4ªsérie-editora Positivo


Quando foram criadas as primeiras declarações

A primeira declaração de Direitos das Crianças foi escrita por Eglantyne Jebb, uma senhora inglesa que, depois da Primeira Guerra Mundial, dedicou sua vida à infância da Europa.
Em 17 de maio de 1923, a União Internacional de Proteção à Infância, fundada por Jebb, adotou cinco princípios da declaração de Genebra. Em 28 de fevereiro de 1924, ela foi apresentada à imprensa suíça no Museu de Arte e História de Genebra, com seu texto original traduzido para todos os idiomas do mundo.
Em 1948, logo depois da Segunda Guerra Mundial, a Declaração de Genebra foi modificada com dois novos parágrafos: um contra a discriminação de raça, nacionalidade e religião, e outro pela integridade da família e direitos sociais da criança.
Em 20 de novembro de 1959, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou os dez princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, que são válidos até hoje.

GAZETA DO POVO, Gazetinha. Direitos e deveres da crianças. Curitiba, ano 26, 10 de dezembro de 1999, página 3.

Proposta de Atividade

1. Leitura do texto.
2. Estudo do texto.

· Em relação à Primeira Declaração de Direitos das Crianças, responda:
a)Quando ela foi escrita?
b) Quem a escreveu?

· Faça uma síntese das principais informações do texto referentes a cada período ou data:
a) Após a Primeira Guerra Mundial.
b)Em 17 de maio de 1923.
c)Em 28 de fevereiro de 1924.
d)Após a Segunda Guerra Mundial (1948).
d)Em 20 de novembro de 1959.

Ao responder as questões propostas o aluno deverá possuir principalmente a capacidade de localização e/ou cópia de informações e checagem de hipóteses. Na realização dessa atividade , o aluno não é levado a refletir e pensar para responder; é uma atividade mecânica ,pois o aluno somente lê e responde de acordo com o texto , localizando informações ,para isso, não utiliza seus conhecimentos de mundo.


Carina

Um comentário:

Cid disse...

Professoras, parabéns pelo desenvolvimento das atividades, por aceitarem o desafio de participar deste curso. Apreciamos o trabalho que vocês realizaram e acreditamos que será muito útil para a transformação de suas práticas pedagógicas. Abraços, Cid e Tamar.