domingo, 18 de novembro de 2007

Tarefa final do curso (Carina)

Estudo e relatório comentado dos textos:

-Se um viajante numa noite de inverno
-O milagre brasileiro
-Podemos conhecer o universo?Reflexões sobre um grão de sal


Se um viajante numa noite de inverno - Ítalo Calvino

Nesta obra, o autor fala dos prazeres da leitura e das diversas formas de se ler um livro. São sugeridas diferentes posições, maneiras e lugares para se realizar uma leitura . Só depende do leitor escolher o modo mais adequado e aconchegante de desfrutar os prazeres da leitura.
Ítalo Calvino, por meio de seu texto, proporciona ao leitor uma reflexão sobre o ato de ler através da própria leitura, e sugere a ele que leia sua obra.
Desta forma, o autor consegue envolver o leitor e incitá-lo à leitura de “Se um viajante numa noite de inverno”.


O Milagre Brasileiro - Fausto Bóris
Nesse texto, o autor relata características do Brasil na época que vigorou o plano chamado por Delfim Neto de "milagre”.Plano este que melhoraria o país econômico, social, político e culturalmente.Nesse plano nosso país se beneficiaria com investimentos do estrangeiro. Entretanto, as mudanças e o encantamento gerado pelo novo plano não durou muito , pois, as principais necessidades da população : saúde, educação e habitação , foram deixados em segundo plano .
O que caracterizou fortemente a época foi o capitalismo, que na busca do lucro não poupava a natureza nem visava o bem estar da população.
O autor ironiza e critica os problemas da época, que até hoje influenciam a situação do país. As dívidas surgiram, aumentaram, e os problemas sociais também.


Podemos conhecer o universo? Reflexões sobre um grão de sal - Carl Sagan

Neste texto, o autor Carl Sagan relata peculiaridades do universo para definir o fazer científico. Estão presentes no texto exemplos de complexidade, como a constituição de uma molécula e de um grão de sal e a capacidade cerebral do ser humano, questões tratadas pela ciência, e , de tão difícil compreensão que só mesmo esta explica.
Carl Sagan trabalha seu texto argumentando por meio da teoria científica, com exemplos e comparações, fazendo o leitor refletir sobre o tema exposto.
Carina

Nenhum comentário: