segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Avaliação Final- Análise de proposta de atividade de leitura e escrita e comentários( Francieli)

Analisar uma proposta de atividade de leitura e escrita e comentar as capacidades de leitura e escrita envolvidas na mesma.

Como sou PEB I, criei uma atividade referente ao meu cotidiano.

Atividade proposta para 4ª série do Ensino Fundamental.

Primeiramente será proposto aos alunos a leitura e discussão dos seguinte texto:



Toda transformação é metamorfose?


Mal saiu do ovo, a tartaruga corre para o mar. Será que um dia ela volta a essa praia? Se tudo ocorrer bem, sim: as tartarugas marinhas sempre retornam ao lugar onde nasceram para colocar seus ovos. Mas não espere vê-la chegar como saiu, isto é, pequena e leve. Ao voltar , ela estará mudada. Pode ser uma tartaruga com cerca de meia tonelada!
Frente a esse tartartugão, vale qualquer exclamação de espanto, menos dizer:"Quem te viu, quem te vê! Passou por uma metamorfose, hein?!".Mas nem todas as transformações pelas quais um ser vivo passa são chamads assim!
Alterações no tamanho, e no peso, como as que acontecem com as tartarugas marinhas, não são metamorfoses. Apenas as mudanças mais abruptas que ocorrem após os primeiros estágios de desenvolvimento e que envolvem transformações radicais em ser vivo - da estrutura ao comportamento - recebem esse nome.
Para você ter uma idéia, alguns animais sofrem transformações tão profundas que alguém poderia ver dois bichos da mesma espécie, um jovem e outro adulto, e pensar que são de espécies diferentes, como o girino e o sapo, por exemplo. O que, sem dúvida, é uma metamorfose e tanto!


( Toda transformação é metamorfose? Ciências Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, outubro 2003 Adaptação)



Para compreendermos melhor o que ocorre no período de vida de uma tartaruga, devemos conhecer tudo o que se relaciona com o seu desenvolvimento. Para isso, vamos seguir algumas instruções sobre como proceder para adquirirmos as informações das quais necessitamos:


1-A classe será dividida em grupos, de modo que cada grupo pesquise sobre as tartarugas, levando em conta os aspectos relacionados abaixo:




  • estrutura ( constituição do corpo);


  • local onde podem ser encontradas;


  • como ocorre e o que utilizam em sua alimentação;


  • como se dá a reprodução desses animais;


  • tempo de vida que possuem.

2-A partir desses aspectos, vocês produzirão um texto informativo sobre esse animal.


3-No texto, aparece a palavra metamorfose. Pesquise mais sobre seu significado e através dele, descreva como ocorre a metamorfose dos sapos (comentados no texto) e de outros animais que passam por este processo, como por exemplo, as borboletas.


4-Os textos produzidos serão conciliados e farão parte de uma enciclopédia , feita por vocês, contendo várias informações sobre o reino animal.


5-Após elaborada a nossa enciclopédia, vocês deverão confeccionar cartazes demonstrando o ciclo de vida dos animais que pesquisaram e irão realizar uma exposição desse material.

As capacidades de leitura presentes nesta atividade são:

inferir sobre uma informação implícita no texto( está presente no momento em que o aluno deve descrever o processo de metamorfose dos sapos e de outros animais que irá pesquisar); localizar informação implícita ( no momento em que o aluno relaciona o significado de metamorfose com o processo propiamente dito); estabelecer informações presentes nos textos( diferenciar o que é transformação e metamorfose para poder compreender o enfoque de sua pesquisa); identificar a finalidade do texto ( como e porquê o texto segue a estrutura da maneira que está apresentado ao leitor); estabelecer relações entre este texto e outros, explorando a intertextualidade( no momento da pesquisa, o aluno deve estar atento na ligação entre o texto trabalhado em sala e aquele que encontrou em sua pesquisa); ativação de conhecimentos de mundo( confronto das informações do texto com as que o aluno já conhece); antecipação( no momento em que exerce a leitura do título do texto, por exemplo); checagem de hipóteses( no momento em que realiza a leitura do texto); produção de inferências locais( dentro do texto, o aluno compreende o significado de "transformação" e "metamorfose").

As capacidades de escrita presentes nesta atividade são:

o aluno como produtor de conhecimento( através da pesquisa, o aluno construirá seu conhecimento sobre o tema com a orientação do professor); produzir diferentes gêneros textuais ( produção de textos informativos e de esquemas, figuras); socialização ( troca de idéias com a divisão de grupos para trabalhar com os subtemas); a atividade possui a finalidade de pesquisa e a produção de textos de diferentes gêneros.

2 comentários:

Cid disse...

Meninas, gostaríamos que revissem esta atividade, principalmente no que diz respeito às capacidades de leitura e escrita (não foram mencionadas e comentadas) e ao conceito de anfíbios (no texto aparecem a tartaruga e o sapo, os dois são anfíbios?Abs, Cid e Tamar.

francieli e Carina disse...

Eu não havia terminado a postagem da minha atividade.(Francieli)