Como sou PEB I, criei uma atividade referente ao meu cotidiano.
Atividade proposta para 4ª série do Ensino Fundamental.
Primeiramente será proposto aos alunos a leitura e discussão dos seguinte texto:
- estrutura ( constituição do corpo);
- local onde podem ser encontradas;
- como ocorre e o que utilizam em sua alimentação;
- como se dá a reprodução desses animais;
- tempo de vida que possuem.
2-A partir desses aspectos, vocês produzirão um texto informativo sobre esse animal.
3-No texto, aparece a palavra metamorfose. Pesquise mais sobre seu significado e através dele, descreva como ocorre a metamorfose dos sapos (comentados no texto) e de outros animais que passam por este processo, como por exemplo, as borboletas.
4-Os textos produzidos serão conciliados e farão parte de uma enciclopédia , feita por vocês, contendo várias informações sobre o reino animal.
5-Após elaborada a nossa enciclopédia, vocês deverão confeccionar cartazes demonstrando o ciclo de vida dos animais que pesquisaram e irão realizar uma exposição desse material.
As capacidades de leitura presentes nesta atividade são:
inferir sobre uma informação implícita no texto( está presente no momento em que o aluno deve descrever o processo de metamorfose dos sapos e de outros animais que irá pesquisar); localizar informação implícita ( no momento em que o aluno relaciona o significado de metamorfose com o processo propiamente dito); estabelecer informações presentes nos textos( diferenciar o que é transformação e metamorfose para poder compreender o enfoque de sua pesquisa); identificar a finalidade do texto ( como e porquê o texto segue a estrutura da maneira que está apresentado ao leitor); estabelecer relações entre este texto e outros, explorando a intertextualidade( no momento da pesquisa, o aluno deve estar atento na ligação entre o texto trabalhado em sala e aquele que encontrou em sua pesquisa); ativação de conhecimentos de mundo( confronto das informações do texto com as que o aluno já conhece); antecipação( no momento em que exerce a leitura do título do texto, por exemplo); checagem de hipóteses( no momento em que realiza a leitura do texto); produção de inferências locais( dentro do texto, o aluno compreende o significado de "transformação" e "metamorfose").
As capacidades de escrita presentes nesta atividade são:
o aluno como produtor de conhecimento( através da pesquisa, o aluno construirá seu conhecimento sobre o tema com a orientação do professor); produzir diferentes gêneros textuais ( produção de textos informativos e de esquemas, figuras); socialização ( troca de idéias com a divisão de grupos para trabalhar com os subtemas); a atividade possui a finalidade de pesquisa e a produção de textos de diferentes gêneros.
2 comentários:
Meninas, gostaríamos que revissem esta atividade, principalmente no que diz respeito às capacidades de leitura e escrita (não foram mencionadas e comentadas) e ao conceito de anfíbios (no texto aparecem a tartaruga e o sapo, os dois são anfíbios?Abs, Cid e Tamar.
Eu não havia terminado a postagem da minha atividade.(Francieli)
Postar um comentário