As atividades desenvolvidas durante o primeiro mês do curso possibilitaram a aquisição e ampliação de muitos conhecimentos relacionados à prática de leitura e escrita e comunicação on line. Desta forma , conseguimos absorver informações relacionadas à diversidade de gêneros (orais, escritos, verbais e não verbais). Como o grupo é formado por professores de diversas áreas e cada um apresenta conhecimentos e opiniões diferentes sobre leitura e escrita , de acordo com sua área de atuação , a interação se torna muito proveitosa .Através das discussões , contrastamos idéias e revemos conceitos . O curso está sendo muito interessante,porque há trocas de informações e experiências que ampliam nosso conhecimento.
A princípio surgiram obstáculos na criação, produção e interação no Blog , devido à falta de conhecimentos e experiência no assunto . Porém ,com o desenvolvimento das atividades(aulas e tarefas), fui me acostumando e entendendo melhor o mundo virtual. O curso vem proporcionando várias mudanças conceituais .No Gênero Discursivo, refletimos sobre o papel do homem como agente transformador do mundo, tendo a linguagem como instrumento essencial para essa transformação. A linguagem é o instrumento importantíssimo na construção do conhecimento e formação do indivíduo. É por meio dela que o indivíduo age no mundo.
Em relação às capacidades de Leitura e Escrita, vimos, a dependência entre o domínio da leitura e escrita, que são consideradas essenciais para a fase de desenvolvimento cognitivo do ser humano. Sua aprendizagem é fator gerador da transformação social .É na escola que o indivíduo deve ser estimulado a desenvolver seu papel de cidadão transformador do mundo.
O aluno deve ser guiado para compreender a relação entre as esferas de produção e os gêneros do discurso,pois este trabalho estimulará tanto o gosto pela leitura, quanto o entendimento das características e funções de cada gênero. Para que os alunos desenvolvam capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos , em minha escola , são trabalhadas atividades como : leitura dirigida em sala de aula e extra classe, debates, teatros, seminários, relatórios de experiências, pesquisas, entrevistas, produções textuais dos diversos gêneros...
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário