terça-feira, 16 de outubro de 2007

Comentário do texto:"Letramento e capacidades de leitura para a cidadania "-Carina

“a maior parcela de nossa população , embora hoje possa estudar , não chega a ler .”

Esta é uma afirmação que retrata bem a situação da população escolar brasileira dos dias atuais , que mesmo tendo acesso ao estudo, ou mesmo às cadeiras escolares não colocam em prática a leitura , que abre tão amplo leque para o entendimento de mundo. Isso porque , muitos estudantes não são realmente “leitores” , são apenas decodificadores da escrita , memorizadores, e entendem pouco daquilo que lêem , o que basta para cumprirem o mínimo exigido no currículo .

A prática da leitura na escola deve se dar numa totalidade . Um leitor deve ser um bom entendedor , perceptor de inferências contidas nos textos , questionador , e enfim, utilizar a leitura como meio de ampliar sua cultura e se tornar um cidadão crítico , que saiba analisar e, principalmente, selecionar o que lê .

Segundo a autora, ler envolve procedimentos e capacidades que estão intimamente ligadas às situações e finalidades de leitura que são decorrentes de muito estudo e pesquisa.Ler, até o inicio da segunda metade de século era simplesmente decodificar grafemas (na escrita) e fonemas (na fala), ou seja, leitura era a decodificação.Após as pesquisas sobre leitura ao longo dos últimos 50 anos a leitura ultrapassa o aspecto de mera decodificação chegando a um aspecto cognitivo, de compreensão. Já neste processo o leitor necessita dispor de uma série de capacidades mentais denominadas estratégias, que o ato de ler envolve a interação entre o autor e o leitor, através do contato com as idéias do" outro".

Roxane ressalta três tipos de capacidades que envolvem os procedimentos de leitura.· Capacidades de decodificação:englobam o domínio das convenções gráficas e suas relações, ou seja, capacidades aprendidas no processo de alfabetização; Capacidades de compreensão (estratégias):Referem-se a uma seqüência de capacidades que envolvem o antes, o durante e o depois da leitura e Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação, interação):Referem-se a uma seqüência de capacidades que já envolvem a interação do leitor assumindo uma posição ao longo e ao final da leitura.Desenvolvendo essas capacidades , o indivíduo se tornará um leitor competente.

2 comentários:

Cid disse...

E a análise das demais informações?Abraços.

francieli e Carina disse...

Agora comentei todo o texto. Abraços.

Carina