Realmente, a escola precisa preparar-se para trabalhar o conceito correto do que é leitura e como desenvolvê-la. Isso porque no universo altamente letrado que nós vivemos, ler necessita e implica de diversas capacidades de leitura que não se reflete apenas no processo de decodificação de grafemas em fonemas, ao qual as maiorias dos indivíduos estão habituadas a realizar.
Estando alfabetizado, o indivíduo apenas era induzido ao ato de decodificar letras, sílabas, palavras, frases, parágrafos e textos. Ao longo dos anos outras capacidades desenvolvidas durante a leitura, foram ganhando importâncias grandiosas, como as capacidades de ativação, reconhecimento e desgaste de conhecimento, capacidades lógicas, de interação social, dentre outras.
A leitura é um processo de compreensão ao qual necessita de estratégias cognitivas e metacognitivas desenvolvido pelo leitor. Ela traz também a interação entre o leitor e o autor da obra em estudo, onde este último deixa intenções e sentidos que o leitor deve captar.
Atualmente, a leitura é tida como possibilidades de réplica, onde o leitor entra em contato com o discurso posto em questão, tendo base em outros discursos anteriores para formar então novos discursos.
Isso demonstra que leitura não é somente o ato de ler, mas sim o ato de envolver capacidades que devem ser desenvolvidas e trabalhadas pela escola.Ela necessita de interpretação, de interação entre diversos textos, réplicas e de avaliar as posições trazidas por eles; por isso, as práticas de letramento e de leitura escolar devem desenvolver essas capacidades leitoras, preparando os indivíduos para estarem aptos a exercerem realmente a leitura, desenvolvendo todas as capacidades envolvidas neste processo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário